Menu

The Journey of Bennetsen 989

yellowgrade5's blog

Como As Mídias sociais Conseguem Socorrer A Divulgar Produtos Artesanais?

A Militância Política Falsa (e Paga) Na Internet


Queiroz no Twitter. Surgirão dezenas de mensagens de apoiadores do governador petista do Distrito Federal. Por que um gestor questionado por sua atuação pífia e por ligações com infratores tem tanta popularidade pela web? Prontamente Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, sabe que não reuniria vários apoiadores se convocasse um protesto a seu favor.


Contudo, na rede, a opinião parece mais equilibrada. Uma acessível pesquisa pelo nome do peemedebista em caixas de comentários deixará a impressão de que o senador retém um heterogêneo e grande grupo de apoio. Com objetivos diferentes, a militância virtual ganhou um exército de perfis forjados para acudir pela propagação da imagem que os políticos gostariam de conseguir.


Eles buscam atingir diretamente o eleitorado ao mesmo tempo em que atacam os rivais: um resultado incertamente conquistado não fossem as facilidades da web. Esse serviço durante uma campanha eleitoral pra deputado, tais como, sai cerca de vinte e cinco 000 reais. Você Ainda Não Conhece Quem Compra No Seu E-commerce presidentes, o valor é um pouco superior. A prática existe desde que publicitários e marqueteiros perceberam o gigantesco potencial das mídias sociais. A princípio, a mobilização espontânea de militantes demonstrou ser produtivo.


O passo seguinte foi organizar apoiadores pagos para elaborar uma onda artificial na opinião pública. A prática de utilizar websites e plataformas sociais pra propaganda dissimulada tem até nome respectivo: seeding marketing - o “seeding” vem do verbo em inglês “semear”. Desde que voltou ao comando do Congresso, em fevereiro, o senador Renan Calheiros tenta refazer sua imagem. → ENTRAR Em meu FACE por uma estratégia de guerrilha virtual.


Na última sexta-feira, como por exemplo, um deles tentava neutralizar os impactos da notícia de que os garçons de Renan recebem 18 000 reais por mês do Senado: “Eu sou garçom e entendo que é possível ganhar uma grana desta! Excelente é o Renan Calheiros, que reconhece isso! ”. A ocupação de espaços destinados aos leitores em portais jornalísticos assim como é quota primordial da estratégia. O gabinete de Renan tem um histórico de parceria com P&P Inteligência de Marketing, do publicitário Wilmar Soares Bandeira. “Eu amo de fazer comentários; e às vezes você até oferece um nome qualquer”, tenta explicar.


O empresário diz que não presta serviços a Renan desde setembro. O time de militantes virtuais de Renan assim como acrescenta integrantes do Sindicato dos Guardas Civils de Alagoas e funcionários nomeados pelo senador pra seu gabinete. É o caso de Luciano Camelo, que havia sido empossado por ato secreto, acabou exonerado e retornou com o cargo de motorista.


Assim como atuam Dmitriv Ivanov Wanderley de Barros, Eucene Gomes Tenório Acioli e José Valderi Melo, todos lotados no escritório de Alagoas. Em tal grau o senador Renan Calheiros quanto o deputado Renan Filho negaram que patrocinam a militância dos perfis falsos pela web. “Eu posso proporcionar que o Cícero somente faz o supervisionamento das redes. Ele não cria perfis falsos”, anuncia o deputado, que bem como justifica as conversas com usuários forjados. “Todo universo que fala comigo, que elogia um projeto, eu retuíto. É lógico que isso assistência o meu serviço. Agnelo - Outro político enrolado que recorre a estratégias questionáveis é o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).


  • 2 Consumer-Generated Media (CGM)
  • 60% de curadoria de conteúdo
  • Feed Issues - Dificuldades no Feed
  • Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle) zoom_out_map
  • 2011 Yearbook: July Independente
  • Niége citou: 23/07/12 ás 00:Dezesseis

O web site de Acesse localizou cinquenta perfis falsos que funcionam somente pra anunciar o nome do governador no Twitter. Queiroz, usada pelos falsários, liga o nome do governador a notícias positivas e ajuda a reverter a imagem fraco do petista, alvo de imensas denúncias de corrupção. Ao inverso do que acontece com os perfis ligados a Renan, a maioria dos perfis fictícios de Agnelo dá certo de forma automática, como se fossem robôs espalhando constantemente notícias sobre o governador e criticando adversários.



Entre os alvos, estão os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e o ex-deputado Alberto Fraga (DEM). Quem Concebeu O Quê? perfis, todavia, se comportam de modo mais elaborada. A principal protagonista da turma é uma certa Lúcia Pacci, que se identifica como jornalista e socióloga e informa trabalhar em uma organização que na verdade não existe.


Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.